Com calor que chega a sensação térmica de 46ºC, até ovo frita no asfalto. Ao menos segundo a experiência de Airton José Rotke, 54 anos. Um vídeo em que ele tenta fritar um ovo em uma frigideira no meio da rua, em Faxinal do Soturno, na região central do Rio Grande do Sul, ganhou repercussão nas redes sociais.
De 35 cidades em emergência, quatro já conseguiram o reconhecimento do governo federal
No vídeo, Airton - que é conhecido na cidade como Neco do Samu - sai de casa com uma frigideira e um ovo em mãos. Ele coloca o utensilio em cima dos paralelepípedos e, em seguida, quebra o ovo, que começa a ganhar aspecto de frito. Segundo ele, o vídeo foi gravado no ultimo domingo por volta de 11h. Naquele dia, a máxima chegou a 40,2ºC na Região Central.
- Achava mesmo que ia fritar. O ovo é fácil. Foi uma brincadeira - resume o motorista do Samu.
Conforme Airton, não houve preparação prévia para o vídeo. Ele conta que estava preparando o almoço com a esposa e ao pegar a frigideira, que estava em um local com sol, teve a ideia de fazer o teste com o ovo na rua.
Ao ser perguntado se pretende fazer outros testes, Airton comenta que dá para tentar estourar pipoca com o calorão. Apesar da alta temperatura, enquanto falava com a reportagem do Diário, ele interrompeu a fala apenas para um motivo: a água do chimarrão estava fervendo. A chaleira, desta vez, foi aquecida no fogão.